PS e PSD contra a reforma aos 40 anos de desconto  

No meu tempo de criança e adolescente, para não falar mais para trás, a miséria e a fome, estavam presentes em muitas famílias. As dificuldades eram muitas e os filhos mal acabavam o ensino primário, quando não era antes (uma irmã minha teve que interromper na 3ª classe para ir “servir”), eram literalmente obrigados a ir trabalhar para sustentar a casa. Aconteceu comigo aos 13 anos (ainda me “deixaram” completar o ciclo preparatório) mas outros, por exemplo o meus irmãos e irmãs, ainda começaram mais cedo, aos 11 e 12 anos.

O Bloco de Esquerda considerando que estes trabalhadores, com o aumento da idade da reforma para os 65 anos, para atingir a idade da reforma, sem penalizações, precisam de trabalhar e descontar mais de 50 anos para a Segurança Social, apresentou um projecto de lei, visando conceder a reforma aos 40 anos de desconto e desse modo, também fazendo justiça a esta geração de pessoas, na maioria com uma vida inteira sofrida.

Infelizmente, o PS e o PSD, com a abstenção do PP e do deputado Manuel Alegre (este homem deixa-me doido!..), votaram contra, defraudando as expectativas de alguns milhares de trabalhadores, muitos deles, digo-o com conhecimento de causa, eleitores socialistas.

É mais uma tristeza a juntar a tantas outras, sendo que nesta matéria, prejudicaram imenso estes trabalhadores, (ainda mais que os outros) com o aumento da idade da reforma para os 65 anos e o abaixamento das pensões, em mais de 20 por cento, com a alteração da fórmula de cálculo.

Tratando-se de um pequeno grupo de alguns milhares de trabalhadores, dado que muitos outros, em particular os que trabalhavam na função pública, se aposentaram já, aproveitando as condições particulares, apenas posso entender esta recusa em aprovar a propostas por manifesta má vontade e por ter origem no Bloco de Esquerda, sendo ridículo o argumento do PS que tal medida iria "pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sistema de segurança social".


1 comentários

  • Anónimo  
    24 de setembro de 2008 às 12:31

    porque é que os funcionarios publicos tem direitos que nós no privado não temos. esles sem nós não são nada não é justo. este mundo é de opurtonistas e ladrões, chamam a isto democracia!...
    eu trabalho á 36 anos e para me reformar ainda tenho que trabalhar mais 18 anos. pais de ladr~es não confio em nenhum politico são todos aldrabões e ladrões e ditadores ja não há homem neste país. fim aos corruptos falta cá uma organização tipo eta espanhola.

Enviar um comentário