Deixem falar Mário Soares.  

O artigo de Mário Soares publicado no Diário de Notícias pode deixar uma dúvida: Mário Soares está verdadeiramente preocupado com o acréscimo da pobreza e das desigualdades sociais e da vergonha de Portugal ser o país da Europa com mais desigualdade na distribuição da riqueza ou o que o preocupa é um hipotético crescimento do PCP e do Bloco nas próximas eleições legislativas que possam retirar a maioria ao PS?

Sinceramente acredito que Mário Soares está preocupado com a situação do país. Mas justamente por essa razão é absolutamente lamentável e despropositada a referência ao PCP e ao Bloco, que permite a interrogação sobre as razões dessa alusão.

Mário Soares tem idade, sabedoria e cultura democrática mais que suficiente, para deixar o papel de tutor da democracia, deixar de agitar papões e aceitar as regras do jogo sem temores, numa democracia consolidada. Deixar para os cidadãos, ao fim e ao cabo, a avaliação livre do exercício da governação, já de si condicionada, por um sistema que protege os mais fortes. E abandonar a ideia rapidamente de que o poder se reparte entre o PS e o PSD se quer julgado com seriedade democrática.

Dito isto não acho que Mário Soares se deva calar, como muitos acham. Mário Soares faz muito bem em falar. Mário Soares é uma figura incontornável da democracia e de militante da cidadania. Mário Soares é um combatente da democracia, dos direitos cívicos, das liberdades. Mário Soares disse e fez, e ainda diz e faz, muitos disparates, mas, acredito, pensando que era o melhor para o país e para os portugueses. E por isso tem o meu crédito, mas não a minha concordância, como é óbvio em muitas das suas opções … e especialmente como governante.

Neste artigo penso que mais do que outra coisa, Mário Soares pretende insinuar uma diferença com Sócrates: é que se Mário Soares, meteu o socialismo na gaveta (mas que poderia ser retirado a qualquer momento), Sócrates meteu o socialismo no caixote do lixo. E isso é uma grande diferença!

São bastante significativas estas passagens, a marcar a diferença entre os dois: “ … depois de duas décadas de neoliberalismo, puro e duro, (…) uma boa parte da esquerda, dita moderada e Europeia, parece não ter ainda compreendido que o neoliberalismo está esgotado (…) que a saúde, a educação, o desemprego, a previdência social, o trabalho, são questões verdadeiramente prioritárias (…). Urge fortalecer o Estado para os tempos que aí vem e não entregar a riqueza aos privados. Não serão eles [os privados], seguramente, que irão lutar, seriamente, contra a pobreza e reduzir drasticamente as desigualdades”.

Que me desculpe quem não concorde. Não deixem calar Mário Soares!


2 comentários

  • Marco Gomes  
    28 de maio de 2008 às 09:27

    Que fale e diga as preocupações que o assola.

    Mas o sr. Soares, mais um socialista de convicção de que na prática, preocupa-se com o possível "desvario" do "seu" partido e a perda (provável) do eleitorado de esquerda para o PCP/BE. Não vá o "seu" partido ficar repartido nas próximas eleições.

    Falou bem.

  • josé manuel faria  
    28 de maio de 2008 às 11:59

    Soares deve falar como Alegre e outros PSs sempre para alertar e abanar o "direitista" Sócrates. O PS que ainda não se passou para a 4ª via, à direita da 3ª não pode dormir.

Enviar um comentário