Condenado por delito de opinião  


(imagem retirado ao cinco dias)

O Daniel Oliveira foi condenado por chamar palhaço a Alberto João Jardim, num artigo de opinião publicado no jornal Expresso e como reacção a uma intervenção do Presidente do Governo Regional da Madeira em que apelidava os jornalistas do Continente de "bastardos e filhos da puta" entre outros "mimos", mas por quais afirmações se escuda na imunidade de governante, para não ser responsabilizado criminalmente.

Entretanto o "sindicato dos palhaços" já reagiu contra tais comparações, segundo eles não é palhaço quem quer. Além de formação especializada, é preciso ter algo que o tal “Alberto João” patentemente não tem: graça. Andar aos tombos de tasca em tasca é grotesco; mas não tem graça. Insultar meio mundo, posar de cuecas, presidir a uma pandilha sinistra, ser um soba de meia tigela armado em Estaline dos pobres.... lamentamos mas nada disto constitui habilitação suficiente para o cargo de Palhaço. E, francamente, já ouviram o tal senhor a falar? Onde é que homem manifestou ter um grama que seja de pilhéria? Pode inspirar uma ou outra gargalhada alarve; mas trata-se do riso meio acabrunhado que reservamos para os trastes embaraçosos que à viva força nos querem divertir, sem para tal terem técnica ou talento. Vejam bem que o senhor em apreço anda a massacrar o público — que nem tem por onde fugir, a não ser a nado — há 30 anos! Um Palhaço com noção de comédia sabe quando é que deve sair de cena, não se tornando num mono penoso de aturar e insuportável aos sentidos. (via cinco dias)

Mais a sério agora. Presto aqui a minha total solidariedade ao Daniel e os meus préstimos. O Daniel não insultou o Alberto João porque é bem educado e também é cauteloso. Quando muito o Daniel teria insultado os palhaços, mas não intencionalmente, como é óbvio. Apenas por cautela (porque também estou envolvido num processo de crime de difamação por um artigo publicado aqui na Internet) me impede de acrescentar mais ao que o Daniel disse, que foi pouco, para uma figura que insulta e difama, com total impunidade, todos os que pensa que se lhe opõem. Um energúmeno este Alberto João.


1 comentários

  • Flor  
    18 de março de 2008 às 21:56

    Esse palhaço..UPS!!!!..João Jardim deixou ha muito tempo de nos fazer rir...ta na hora para ele de se demitir..até ja passou a hora dele ha muito tempo.
    Solidaria com o Daniel Oliveira..

    E o teu processo Fernando onde anda ?
    Um beijinho

Enviar um comentário