O referendo sobre a despenalização do aborto  

Sou a favor da despenalização do aborto e por isso vou votar SIM no referendo.

Recuso-me a julgar quem decide interromper a gravidez. Não tenho esse direito. O direito de condenar as mulheres a um punição. Não quero assumir a responsabilidade de ver uma mulher a ser julgada. A ser condenada. Talvez presa. A expor a sua intimidade. A dar explicações. A ser olhada de alto a baixo. A ser alvo das atenções gerais, do murmurinho, da reprovação ou da pena. Não, por mim não, por mim as mulheres, os homens, as famílias são livres de optar. Optar pelas suas razões. Optar pelas suas convicções. As suas razões, as suas convicções, não as razões ou as convicções dos outros.

Não compreendo o voto NÃO.

Compreendo, respeito, tenho estima, por quem decide em qualquer circunstância, não abortar. Compreendo, tenho estima, por quem só decide abortar em condições extremas.

Mas compreendo muito bem, muito bem mesmo e tenho o mesmo respeito e estima por quem decide interromper a gravidez.

Não compreendo o voto NÃO.

O Voto SIM respeita a mulher. O voto SIM honra quem é contra o aborto; em todas as situações, em condições excepcionais, ou por razões que dizem respeito aos próprios.

O voto NÃO é castrador, violentador, atenta contra os outros, toma partido, assume a penalização das mulheres.

O que vamos votar não é se somos contra ou a favor do aborto. Não é essa a pergunta. O que vamos votar é se queremos despenalizar as mulheres que tomam a decisão dolorosa de abortar.

Não penso que tenhamos o direito de decidir pelos outros.

(publicado em )