da semana o que ficou por dizer.  

O tempo não dá para tudo. Em três ou quatro pontos algumas notas sobre umas coisas que não podem deixar de ser comentadas, não cronológicas.

Mais uma mentira do Governo e o Ministro que cumpra a palavra demitindo-se.

1 - O Governo PS fingia que não havia passagem de voos da CIA com destino a Guantanamo. Chegou mesmo a boicotar um inquérito de uma comissão do Parlamento Europeu. O Ministro dos Negócios Estrangeiros punha as mãos no fogo pelos antecessores e dizia que se demitia se houvesse confirmação dos voos. Ora aí está a confirmação. Os EUA utilizaram o espaço aéreo português para transportar prisioneiros para a base de Guantánamo uma prisão ilegal para onde são levados prisioneiros supostos "terroristas" sem nenhuma condenação, sem julgamento e sem protecção jurídica. O Governo português mentiu mais uma vez. O Ministro Luís Amado devia demitir-se.

A ETA terrorista foi decapitada. Uma boa notícia.

2 - Depois de já ter dado vivas à ETA, no franquismo e particularmente aquando da condenação à morte de militantes nacionalistas, de há muito que digo abaixo a ETA. Em democracia a luta armada, os atentados terroristas, os assassinatos, não são argumentos para convencer da bondade das propostas políticas. A prisão de altos responsáveis da ETA nos últimos dias só podem ser um grande motivo de satisfação. Abaixo a ETA viva a luta dos povos de Espanha.

Ser pobre não é desculpa.

3 - As perseguições, espancamentos, os cruéis assassinatos, sobre imigrantes africanos, na África do Sul, protagonizados por aqueles sofreram as agruras do abjecto apartheid não pode deixar de merecer uma reflexão ainda que breve. É-se xenófobo, racista, cruel, criminoso, por carácter, por natureza ou por formação. Não se é pela cor da pele, pela condição social, pela ideologia. Não têm desculpa. São uns assassinos, simplesmente.

Os tiranos são os seres mais abjectos

4 - A recusa de auxílio das autoridades Birmaneses ao seu povo, por via das intempéries que avassalaram o país e que provocou incontáveis mortes, revelam quanto são criminosas as ditaduras e criminosos os ditadores. Sem perdão.

Vontade de vomitar

5 - A tentativa de Sócrates de ridicularizar o Louçã no último debate quinzenal, por este ter associado os aumentos dos preços dos combustíveis, à especulação das empresas petrolíferas e chamado à atenção para os lucros "astronómicos" - 1,2 milhões de lucros por dia, provocou-me um profundo asco. O Governo querendo mostrar que não interfere nas empresas privadas, quer fazer de nós todos uns parvos e uns ignorantes como se o Estado não tivesse uma participação na Galp. Como se não soubéssemos que este aumentos dos preços são construídos de forma especulativa. Sócrates que nunca interveio ou pediu a intervenção da Autoridade da Concorrência, para esclarecer a brutalidade dos aumentos e uma provável cartelização, vem dar lições de ética política, chamando de demagogo a todos os que se lhe opõem. A Sócrates falta-lhe em sensibilidade social e humildade democrática o que lhe sobra em arrogância e autismo. E é um grande mentiroso!


0 comentários

Enviar um comentário